Foram ainda eleitos Francisca Castro, como vice-presidente da Direção, Constança Oliveira, tesoureira, Dora Carmo e Cristina Moura Ramos, vogais, e Francisca Sá Carneiro, Ricardo Correia e Patrick Santos, respetivamente para primeiro, segundo e terceiro suplentes da lista para a Direção.
A lista para o Conselho Supervisor, liderada por Aida Sousa, foi eleita com 82% dos votos regulares e a lista para o Conselho Fiscalizador, liderada por Ana Raquel Simões recebeu 80% dos votos regulares.
Em paralelo à eleição para os órgãos nacionais, os Notários escolheram a composição das Direções das duas Delegações Regionais. À frente da Delegação Regional do Norte fica a lista encabeçada por Cláudia Barbas e a Delegação Regional do Centro, Sul e Regiões Autónomas será presidida por Susana Lopes Teixeira.
Legitimado pelo voto dos seus pares e visivelmente satisfeito com o resultado, Jorge Silva, anunciou alguns dos objetivos que pretende atingir, no curto prazo:
- “Defender a atribuição de novas competências aos notários, nomeadamente, para o divórcio por mútuo consentimento sem filhos menores, casamento, apostila digital e o certificado sucessório.”;
- “Contribuir para o combate à corrupção através da defesa de uma aplicação rigorosa da Lei de Branqueamento de Capitais por todas as entidades obrigadas.”;
- “Disponibilizar o novo arquivo nacional de escrituras em formato digital, no primeiro trimestre de 2022, e reativar, no segundo semestre de 2022, o Centro de Arbitragem e Mediação da Ordem dos Notários com uma nova plataforma digital para tramitação on-line dos processos”.
A Ordem dos Notários é a entidade representativa dos Notários portugueses e foi criada em março de 2006. Conta, atualmente, com 507 associados que são responsáveis por 438 Cartórios Notariais instalados em todo o Portugal Continental e Ilhas e que atendem mais de um milhão de cidadãos por ano.
Mais informações em www.notarios.pt ou no site da candidatura https://www.notariosunidos.pt/