O mais importante evento do notariado mundial arrancou esta quarta-feira num verdadeiro espírito de encontro de culturas.
Ainda na parte da manhã surgiram no Myriad Crystal Center, no Parque das Nações, em Lisboa, delegações de vários países - Mali, Congo, China, Togo, Costa do Marfim, Camarões, Senegal, entre outros -, pretendendo acreditarem-se no Encontro Mundial do Notariado, que decorre entre os dias 6 e 9. Mas, só ao início da tarde o desiderato foi alcançado após a equipa organizadora ter criado todas as condições necessárias.
Em ambiente de encontro e de partilha, as várias comissões que integram a União Internacional do Notariado (UINL) começaram a reunir por volta das 15 horas, nomeadamente: a Comissão de Cooperação Notarial Internacional; a Comissão Consultiva; e a Comissão de Cooperação Notarial Internacional.
Reuniram também vários grupos de trabalho especializados em distintas temáticas. Na tarde desta quarta-feira foram assuntos de debate as “Organizações Internacionais” e a “Igualdade de Género”. Simultaneamente, decorreu a Reunião conjunta dos presidentes das Comissões Continentais.
As comissões e grupos de trabalho vão continuar juntos, amanhã, quinta-feira, destacando-se a reunião da Comissão de Ética Notarial e os grupos de trabalho sobre “Digital e Autenticidade” e a “Luta Contra o Branqueamento de Capitais”.
Até ao dia 9 serão muitos os temas falados entre os representantes de mais de 90 países que estes dias foram acolhidos na capital portuguesa, o local de onde partiram há mais de 500 anos as caravelas portuguesas que mostraram novos mundos ao Mundo. Lisboa é agora o local onde o Notariado também encontrará novas rotas de confiança para a humanidade.