Nos dias 21 e 22 de outubro, em Barcelona, mais de uma centena de notários de 41 países participaram na reunião anual da Comissão dos Assuntos Europeus (CAE) e da Academia Notarial Europeia da União Internacional dos Notários (UINL) para debater e refletir sobre a papel do notário no descongestionamento dos tribunais.
Os participantes discutiram, entre outros assuntos, o papel do notário no processo de divórcio e outros em que o alargamento de competências pode ajudar a aliviar o colapso judicial.
A conferência, organizada pela Academia Notarial Europeia da Comissão para os Assuntos Europeus (CAE), foi inaugurada pelo decano da Associação Notarial da Catalunha, José Alberto Marín, juntamente com o presidente do Conselho Geral dos Notários, José Ángel Martínez Sanchiz e o presidente da CAE, Franco Salerno.
O secretário-geral da União Internacional dos Juízes, Giacomo Oberto, e a presidente da União Internacional dos Notários Latinos, Cristina Armella, a primeira mulher a liderar esta instituição e a figura mais alta do Notariado público mundial, também participaram neste encontro.