O terceiro dia do Encontro Mundial do Notariado ficou marcado pela sessão solene que contou com a presença de três ministras da Justiça – Rita Alarcão Júdice, de Portugal, Joana Rosa, de Cabo-Verde, e Maria do Céu Silva Monteiro, da Guiné-Bissau. Os notários estiveram representados pelo presidente da União Internacional do Notariado (UINL), Lionel Galliez, e pelo bastonário da Ordem dos Notários de Portugal, Jorge Batista da Silva.
Depois de um minuto de silêncio em memória das vítimas atingidas pelas tempestades em Valência, Espanha, foi lida uma mensagem do Presidente da República que, por um imprevisto, foi impedido de estar presente. Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a Ordem dos Notários “pelas importantes iniciativas que denotam uma profunda compreensão sobre a importância do estabelecimento de redes globais e da partilha do conhecimento”.
Globalização, Digitalização, circulação de documentos com segurança jurídica, aproximação entre povos, foram temas que marcaram os discursos durante a sessão solene realizada no Centro de Congressos do hotel Myriad no Parque das Nações, em Lisboa. Assistiram ao evento mais de 400 participantes, contando-se, entre os ilustres convidados, o Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra.
No fim da sessão solene, o bastonário Jorge Batista da Silva condecorou as ministras da Justiça e o presidente da UNIL com um Louvor, acompanhado de uma medalha, pelo importante contributo de cada um para a evolução do notariado português.
Com início no dia 6, o Encontro Mundial do Notariado termina no sábado, dia 9.