A Ordem dos Notários conta agora com mais 49 novos Notários na Bolsa e mais quatro Cartórios Notariais – com espaços em Santa Maria da Feira, Coimbra, Évora e Matosinhos. Este número aumenta após a tomada de posse decorrida esta terça-feira, 30 de janeiro, no Salão Nobre da Pousada de Lisboa. A cerimónia pública arrancou com discursos do Bastonário, Jorge Batista da Silva e o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares.
Após felicitar os empossados, o responsável da ON salientou que este dia foi “particularmente importante porque vamos dar posse a Notários que obtiveram o seu título (…) e teremos Notários a assumir funções a título definitivo em licenças, o que para eles será um novo começo (…) acima de tudo como oficiais públicos, com poderes delegados pelo Estado”. Assim, esta cerimónia reforça a afirmação de que “os Notários serão parceiros na inovação e continuarão a apoiar os cidadãos e empresas deste país”.
“O Notário é um terceiro de confiança em quem os cidadãos confiam. O Notário é o assessor jurídico e imparcial perante as partes quando redige um contrato, um mediador quando auxilia as partes a chegar ao consenso numa partilha, o confidente que ajuda a redigir a disposição de última vontade num testamento, o facilitador do processo burocrático mesmo nos momentos mais difíceis como numa sucessão por óbito (…) Ao longo das vossas vidas devem sempre recordar que mais que uma profissão, escolheram uma função publica que implica estar todos os dias ao serviço dos cidadãos. A partir de hoje, perante os cidadãos, cada de um de vocês terá a responsabilidade de ser a face dessa magistratura popular que serve o País e os seus cidadãos desde a sua fundação.” – Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem dos Notários
Já o Secretário de Estado da Justiça também felicitou os empossados desta cerimónia e ainda os vários projetos de inovação que a Ordem dos Notários está a desenvolver para disponibilizar serviços notariais para todos, contribuindo para a “coesão territorial” e a “equidade no acesso aos serviços do interesse público”. Pedro Tavares falou num caminho colaborativo e trabalho próximo que tem havido com o Ministério da Justiça.
“Que este dia represente um grande desafio profissional para todos vós”, exclamou o Secretário de Estado da Justiça.
Para o desenrolar desta tomada de posse, nota ainda para as presenças de Filomena Gaspar Rosa, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), e Maria do Rosário Geraldes, Secretária do Conselho do Notariado.