Entre os dias 1 e 3 de dezembro, a Dra. Filipa Azevedo Maia, esteve em representação da ON, no XXX Congresso Internacional do Notariado, realizado na cidade de Cancún - México, onde notários de 91 países do mundo estiveram presentes para debater os principais temas do notariado mundial.
No primeiro dia, estiveram em destaque dois temas centrais: "O exercício da função notarial em ambiente digital", coordenado pelo notário italiano, Carlo Alberto Marcoz, e "O exercício da função notarial conectado à recuperação económica das nações na era pós-pandemia", coordenado pelos notários alemães, Jens Bormann e Pete Stemalszczyk.
O segundo dia contou com a apresentação da conclusão dos trabalhos de pesquisa da Universidade do Notariado Mundial - Jean Paul Decorps, desenvolvidos por notários dos cinco continentes.
O último dia contou com a mesa de debates sobre o papel dos notários como agentes no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.
Destaque para a entrada de dois novos países como membros da UINL: o Cazaquistão e Uzbequistão
Os notários Portugueses agradecem ainda a menção ao livro da Dra. Lúcia M. Ataíde (Cartório Notarial em Lisboa de Lúcia M. Ataíde), sobre Aurora Teixeira de Castro, a primeira mulher notária em Portugal.
Este evento foi promovido pela União Internacional do Notariado (UINL) e pelo Colegio Nacional del Notariado Mexicano.