A tomada de posse dos órgãos sociais da Ordem dos Notários para o quadriénio 2024-2028 decorreu esta quarta-feira, dia 11 de dezembro, no Salão Nobre da Pousada de Lisboa.
A cerimónia, de grande significado para a instituição, contou com a presença da Dra. Maria José Barros, Secretária de Estado da Justiça, e foi marcada pelo discurso do Bastonário, Dr. Jorge Batista da Silva, que apresentou a visão e os objetivos para o próximo mandato.
Na sua intervenção, o Bastonário destacou as prioridades estratégicas para os próximos anos.
“Digitalizar a Ordem dos Notários e o Notariado, fazer crescer a rede de Cartórios Notariais, aumentar os serviços prestados pelos Notários, revolucionar a formação e dinamizar a cooperação internacional são e serão as bases de um Notariado de serviço público, feito por todos e para todos”, explicou, sublinhando ainda a missão inclusiva e o compromisso social da Ordem
“Não importa a raça, o credo, a cor da pele, o sexo, a língua, a cultura ou a origem, a nossa missão será sempre servir os cidadãos e trabalhar com todos os Povos para a construção de uma sociedade mais justa!”, declarou.
Referindo-se ao papel dos Notários como agentes de proximidade e defensores dos mais vulneráveis, o Bastonário evocou as palavras de Aurora Teixeira de Castro, considerando o Notariado uma “magistratura popular” que cuida da segurança jurídica e protege quem mais precisa.
Por fim, Jorge Batista da Silva concluiu o seu discurso reforçando a relevância histórica e contemporânea do Notariado:
“Os Notários são um garante de segurança jurídica e de imparcialidade desde a fundação do país, um dos pilares da Justiça e, consequentemente, do Estado de Direito, um fator de inovação e crescimento económico, uma ferramenta fundamental para a coesão nacional. São os servidores dos cidadãos e existirão enquanto o serviço público que prestarem for essencial para o país!”
A cerimónia deixou clara a importância do Notariado como pilar da Justiça e da sociedade, com um compromisso renovado de serviço público e inovação para enfrentar os desafios do futuro.